História

A Associação Portuguesa de Urbanistas (APU) decorre da fusão de 3 associações: Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA), Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses (APROURB) e a Associação dos Urbanistas Portugueses (AUP); alicerçada, na vontade comum da defesa da qualificação profissional e da prática do urbanismo em Portugal.

Em dezembro de 2014 o grupo de trabalho, mandatado pelas direções das associações de profissionais urbanistas concluiu o documento intitulado “FUSÃO DE AUP, APROUB e APPLA – PROPOSTA” no âmbito do processo acordado de criação de uma única associação profissional de urbanistas em Portugal.


APPLA

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PLANEADORES DO TERRITÓRIO

A Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA), fundada em abril de 1993, com quase 25 anos de existência, despontou com o amadurecimento da primeira licenciatura na área do urbanismo / planeamento em Portugal – (Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano – 1983).

É a inserção no mercado de trabalho dos recém-licenciados e a aposta no reconhecimento legal das suas competências profissionais que marcam as orientações iniciais da APPLA. Centrando-se, posteriormente no Saber, através da promoção de Encontros anuais, na Formação contínua, na Educação dos jovens e na defesa Qualificação profissional e Acreditação da prática do urbanismo em Portugal.


 APROURB

ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS URBANISTAS PORTUGUESES

A Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses (APROURB), foi fundada em de abril de 2002, em Lisboa, tendo tido a sua génese no Núcleo de Estudantes e Jovens Profissionais de Urbanismo (fundado em 1994).

Tem vindo a revindicar a dignificação da profissão e a necessidade de responsabilização dos profissionais, assumindo que uma das formas de melhorar a qualidade do urbanismo é a formação. Em 2005 apresentou uma petição na Assembleia da República pelo reconhecimento dos profissionais formados em urbanismo e necessidade de promover a responsabilização pública da profissão – votada e aprovada por unanimidade, com recomendação ao Governo para que atuasse no sentido da responsabilização em urbanismo e ordenamento do território. Foi voz ativa no debate público sobre o Urbanismo e Ordenamento do Território contribuindo com a AR e Governos na elaboração de legislação na área do urbanismo.


 AUP

ASSOCIAÇÃO DOS URBANISTAS PORTUGUESES

A Sociedade Portuguesa de Urbanistas – SPU foi fundada em 31 de janeiro de 1983, tendo em 1996 mudado a sua denominação para Associação dos Urbanistas Portugueses –AUP. Agregou os profissionais portugueses que já pertenciam à Associação Internacional dos Urbanistas (IsoCaRP) que havia sido fundada em Amesterdão em 1965.

A SPU/AUP é, desde o seu início, a associação profissional dos urbanistas de Portugal. Nessa qualidade tem mantido contactos e colaborado com várias instituições estrangeiras ligadas ao urbanismo, e é membro do Conselho Europeu dos Urbanistas (ECTP-CEU) desde a sua criação, tendo ocupado a sua presidência por duas ocasiões, e é fundadora da Federação Ibero-americana de Urbanistas (FIU).